
A chegada da menstruação (menarca) e a vivências dos primeiros ciclos menstruais são momentos de transição que trazem mudanças corporais, fisiológicas, emocionais e energéticas, o que pode gerar sensações confusas, contraditórias e peculiares para cada menina. Na nossa sociedade moderna, a ausência de momentos que delimitam o processo de ser, estar e sentir-se menina-mulher, um lugar novo que também se configura como um não lugar, pode fragilizar ainda mais tais experiências.
Os ritos sempre foram fundamentais nas transições, pois dão forma ao novo e criam um espaço seguro para a partilha. Na atualidade se faz urgente o resgate e ressignificação desses portais de passagem que marcam mudanças importantes dentro e fora. Receber a feminilidade a partir de uma mulher mais velha, com informação de qualidade, amorosidade, acolhimento e celebração, é um caminho necessário, um direito das meninas e um ato revolucionário de transformação para as gerações que estão por vir. Desa forma, permitiremos uma vivência mais saudável e leve da ciclicidade feminina, diminuindo as somatizações tão presentes na atualidade e abrindo espaço para que as potências do Feminino se manifestem.
MENINA LUA é um projeto de Educação Menstrual e Conscientização Sexual, com enfoque pedagógico e terapêutico, para meninas de 8 a 12 anos que já menstruaram ou não. A partir de ferramentas lúdicas, dinâmicas corporais, contação de história, pinturas, jogos e brincadeiras, adentraremos o Universo cíclico do Feminino ao abordar temas importantes para essa transição.
O formato desse projeto pode ser pontual ou continuado, a depender da demanda e proposta estabelecida. Cada encontro tem duração de 2 a 3 horas, com um grupo mínimo de 10 meninas e máximo de 30.
Se você deseja estabelecer parceria e levar esse projeto para sua instituição, escola ou bairro, entre em contato!
